Acne – Perguntas mais frequentes dos adolescentes

A acne é uma doença universal entre os adolescentes e adultos jovens, chegando a uma incidência de 80% a 90%. O termo é derivado da palavra grega “acne”, que significa primavera da vida. A importância da acne na adolescência está no comprometimento da parte mais visível do corpo, a epiderme, às vezes deixando cicatrizes irreparáveis.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

A acne tende a ocorrer na face e, em menor extensão, na porção superior das costas, no peito e nos ombros. Esta área corresponde à maior distribuição corpórea de unidades pilossebáceas. As extremidades distais são sempre poupadas. De acordo com a classificação da acne, que é feita inclusive para fins de tratamento, a lesão se divide em:

1. não-inflamatória (comedonal e papular);

2. inflamatória (papulopustulosa, pustulosa e nódulo-cística).

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES DOS ADOLESCENTES

1. O que é acne?

É uma manifestação da pele que vai desde o aparecimento de pequenos pontos esbranquiçados ou enegrecidos até uma inflamação profunda e difusa da pele, especialmente na face, nos ombros, no peito e nas costas. Nestes locais existem pequenas glândulas que produzem um certo tipo de gordura chamada sebo. A acne aparece quando ocorre o entupimento da unidade pilossebácea.

2. Por que adolescentes apresentam acne?

Durante a adolescência ocorrem alterações hormonais da puberdade. Alguns desses hormônios aumentam a produção do sebo (gordura) no nível das unidades pilossebáceas, fenômeno que contribui para a formação de um rolhão local, o qual desencadeia o processo inflamatório da acne.

3. Quais são os alimentos que podem influenciar o aparecimento de acne?

Nenhum alimento oleoso causa acne, mas sim a maior oleosidade da própria pele. Por isso é importante o uso mais frequente de sabonetes antiacnes apropriado.

4. A acne tem cura?

Existem vários tratamentos para a acne, para a manutenção da pele sem acne e para evitar conseqüências mais graves, como seqüelas permanentes dos casos extremos, aquelas que podem deixar a pele toda furadinha. A acne tende a desaparecer no final da adolescência (ao redor dos 20-21 anos), podendo aparecer em mulheres entre 20 e 40 anos, durante a época dos ciclos menstruais (alteração hormonal).

5. Como prevenir a acne?

O importante é consultar o médico de adolescente (HEBIATRA) ou o dermatologista, para seguir o tratamento mais indicado, e ter persistência, pois a manutenção constante do mesmo contribui para o adolescente ter a pele o mais saudável possível. Não comprar remédios na farmácia sem saber o que está comprando. Usar sempre sabão neutro e evitar cosméticos e protetores solares que possam ser muito oleosos. Prefira aqueles com o rótulo de não-comedogênicos. Jamais espremer as feridas: ao contrário do que muitos pensam, elas podem inflamar e causar maiores complicações.

6. Sol melhora e faz desaparecer as espinhas?

O excesso de sol é contra-indicado, principalmente em horário das 10h às 16h.

7. Exposição a poeira e ambientes sujos provoca espinhas?

A higiene da pele é muito importante e deve sempre ser enfatizada.