Os 10 passos para uma alimentação saudável

Os 10 passos para uma alimentação saudável

  1. Coma 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis entre as refeições. Evite pular refeições.
  2. Evite alimentos industrializados, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, refrigerante. Todos são muito ricos em açúcar, conservantes, corantes.
  3. Coma pelo menos: 3 porções de frutas e 3 porções de legumes diariamente. Esses alimentos são ricos em fibras e vitaminas. Vão ajudar a seu corpo funcionar melhor. Quando pensar que não gosta de nada, se pergunte quando foi que experimentou para saber que não gosta. Experimente as frutas e as saladas e as várias formas de prepara-la vai descobrir que podem ser gostosas.
  4. Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
  5. Consuma pelo menos 1 porção de carne, frango, peixe ou ovo por dia.
  6. Evite frituras e alimentos gordurosos.
  7. Diminua a quantidade de sal. Não tempere a comida com temperos prontos e industrializados. Eles são ricos em sódio. Prefira temperos naturais, alho, cebola, manjericão, açafrão, alecrim, hortelã… Existem muitas opções saudáveis para substituir.
  8. Prefira os alimentos integrais.
  9. Procure tomar leite ou derivados todos os dias.
  10. Consuma arroz com feijão pelo menos 5x por semana.

 

Outras dicas

  • Se interesse pelo preparo dos alimentos. Saber cozinhar é um hábito saudável e agradável.
  • Cuidado com dietas milagrosas que aparecem a toda hora na mídia, geralmente elas não são equilibradas e podem causar danos ao organismo.
  • De sempre preferência aos alimentos e não a suplementos de vitaminas ou proteínas. São caros e muitas vezes não contem somente o que está escrito no rótulo.

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